quarta-feira

O que queres ser quando fores grande

Nunca fui um rapaz de grandes sonhos, nunca disse, "o meu sonho é", tudo bem, tenho aquelas cidades que gostava de visitar, aquelas coisas que gostava de fazer, mas não se pode chamar a isso sonhos, não sei bem explicar, acho que neste momento na minha vida, não tenho objectivos definidos para o meu futuro, não sei o que vou "ser", não sei o que quero ser, o que quero seguir, nada, desde pequeno, nunca soube responder ao "o que queres ser quando fores grande?" Sempre foi aquela pergunta que me deu a volta a cabeça, que me deixou sem resposta, pois sempre ouvi os meus amigos dizerem inúmeras coisas e eu, nunca soube o que dizer, sei que quero ser bem sucedido e tudo mais, mas a fazer o quê? Esta pergunta sempre me "perseguiu" e fez me pensar se eu estava a gerir bem a minha vida, se não devia ter já objectivos definidos, fui fazer esta pergunta a outras pessoas e deparei-me que 70% das pessoas a quem perguntei, também não me soube responder, apenas as pessoas mais velhas, da minha geração, sabiam o que queriam para a sua vida, é estranho, esta nova geração não sabe o que quer fazer, não percebe o significado dessa mesma pergunta que "no meu tempo", era das que mais se ouvia, percebi que também há uma profissão "mainstream" para os homens e para as mulheres, pois muitos rapazes me disseram que gostavam de ser jogadores de futebol e muitas mulheres que cuidar de animais seria o emprego de sonho. Maioritariamente, toda a gente me respondeu que queria ser feliz e não fechava portas a nada profissional.



Este video descreve-me mesmo muito bem, eu sempre gostei de fazer imensas coisas e sempre quis fazer o que não foi feito até hoje, sempre quis ser reconhecido por fazer algo jamais visto, acho que muitos de nós, hoje não sabemos o que queremos ser, porque da maneira que está o país, esses sonhos são nos proibidos e somos obrigados a abdicar e a barricar tudo aquilo que quando éramos pequenos idealizamos, não sei se o motivo é esse, se quando crescemos, percebemos que afinal, não era aquilo que queríamos fazer, no fim de contas, são poucos os que conseguem ser aquilo que idealizaram.
Obrigado a todos pela ajuda!
E vocês, o que querem ser quando forem grandes?


15 comentários:

A disse...

é aquela pergunta que também não sei o que responder muito sinceramente..

(adoro a música que tens no blog*)

Anónimo disse...

eu gostei pelo menosdá para cantar e dançar minimamente ;)

ora uma pergunta que eu me faço todos os dias principalmente porque tou a um mes de escolher um curso -.- mas como disses as nossas escolhas estao limitadas dada a crise do pais e mesmo que gostemos de x temos de optar por y so para termos mais alguma oportunidade em vez do desemprego! eu costumo responder "vou ser o que a vida me levar a ser" é sempre isto que digo :P

Anónimo disse...

ahah a vida da muitas voltas e quando "for grande" serei o que me levarei e derem possibilidade de ser xD

Jovem $0nhador@ disse...

Muito obrigada pela partilha desse video, fez-me bem ouvi-lo! Quando for grande quero ser feliz foi sempre essa a minha resposta =)

Ana C. Martins disse...

Eu quero ser feliz.. quero ser mãe, quero viajar, quero fazer algumas ... sei lá. nao sei nada desta vida..é o que é. o futuro e incerto!

já tinha saudades de ter ler pipo

Anónimo disse...

Eu sei com toda a certeza, que gostaria de ser modelo, atriz ou qualquer coisa onde pudesse estar em contacto com as camaras :)
Era o meu sonho, mas sim hoje em dia ninguem sabe responder a isso...ou nao querem nem saber.

Unknown disse...

Fazemos essa pergunta, mas nem proprios sabemos o que vamos ser..
Eu no futuro, quero ser alguem que se valoriza a si mesma, ser feliz, quero ser alguém na vida de outro alguém , parece confuso mas percebe-se :)
Gostei e obrigada pelo comentário :)

Anónimo disse...

pois que é estranho é e deixa-me um bocado assustada :s

Anónimo disse...

Oh *_* Muitooo obrigada a serio e digo o mesmo para ti, ja sabes!!

S* disse...

Eu quero trabalhar na área que trabalho, mas juntar dois trabalhos ao mesmo tempo, para ter mais adrenalina.

Andy G. disse...

Eu sempre respondi "Educadora de Infância" :P E é para isso que estou a estudar

Blackbird disse...

Eu sempre disse que queria ser veterinária mas quando chegou a altura de entrar na universidade não escolhi essa área apesar de ter média para isso. Sou péssima a ciências e nem o amor aos animais me fez seguir isso :)

Nea* disse...

Eu?
Talvez bióloga, ou biologa marinha mas gostava de estar um pouquinho relacionada com o teatro ou a música....

IceQueen disse...

Realmente enquadra-se no meu post. Também nunca fui capaz de responder a essa pergunta, e era frustrante ouvir os meus colegas com ideias já definidas quanto ao seu futuro...todos eles sabiam o que fazer excepto eu. Já me senti inclinada para certas áreas, mas foram apenas fases. Com o tempo, mudei de ideias e fiquei outra vez sem saber o que querer. Ainda hoje não sei. Mas o futuro é tão incerto, por isso só posso ter esperança de que tudo melhore, porque, de facto, não é um curso superior que vai comandar o resto da nossa vida =)

sonhosdeumarapariga.blogs.sapo.pt disse...

Depois de uma licenciatura concluída continuo sem saber muito bem o que quero ser... e a cada dia que passa me sinto mais confusa :) Apenas quero fazer algo diariamente que me faça sentir bem comigo mesmo.

www.sonhosdeumarapariga.blogs.sapo.pt